As palavras...

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Entre dois silêncios...


terça-feira, 4 de março de 2014

O que te move?

 O que te move?

O quê te move? Desejo de ser bem sucedido? E o que é para você uma pessoa bem sucedida? É uma pessoa que possui patrimônios, títulos, reconhecimento? O que te move? Desejo de ser reconhecido ou de ser amado? O que te move? Ser o melhor? Fazer o melhor, ou tentar ser melhor como pessoa? 
Deixa passar um filme da tua vida agora? O que mais te marcou? Foram recompensas pelo teu esforço em ser o melhor? Você lembra de cada 10 que você tirou? Você lembra de cada pessoa que você negou sua atenção porque você estava muito ocupado em ser o melhor, quando se  é o melhor se é feliz? Ou a felicidade vem de tentar fazer o melhor, sem esquecer que as coisas mais importantes não tem preço. Você lembra do último sorriso de agradecimento que você recebeu? Você consegue lembrar das palavras que você disse que fizeram alguém feliz ou extremamente infeliz, isso tem importância para você? Saint Exupéry em seu Pequeno Principe, nos fala com candura de uma criança sobre a vida, quando o mesmo fica fica triste com o aviador  que não estava com paciência para dar-lhe explicações à cerca dos espinhos das rosas, afinal ele estava ocupadíssimo, não tinha tempo para tolices de crianças, afinal as rosas deviam ter mesmo espinhos só por maldade ... foi a desculpa mais rápida e mais seca que ele poderia dar ao menininho... e como o feriu,  deixou-o mesmo encolerizado e ele respondeu muito magoado: "Eu conheço um planeta onde há um homem vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão somas. E o dia todo repete como tu: "Eu sou um homem sério! Eu sou um homem sério!" e isso o faz inchar-se de orgulho. Mas ele não é um homem; é um cogumelo!" 
Você é cogumelo? Você encontra tempo para explicar a alguém que ama muito o que ele mais necessita  saber? Você poderá alcalmá-lo dizendo-o que sua rosa está protegida, porque ela tem espinhos como defesa e não apenas por maldade?
Que a ingenuidade e a preocupação de alguém te leve a refletir sobre isso... Um passo de cada vez...

Ladjane Monteiro

Simples assim!


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Yuri....

Deus me concedeu a graça de receber de presente um filho maravilhoso. Foi o presente mais bonito que ganhei.. e trocando fraldas, alimentando, ensinando, cores, nomes , animais, vi a cada dia você ir crescendo e desenvolvendo sua habilidade em ser um ser humano raro, especial, com suas próprias ideias e convicções, com senso critico apurado com uma capacidade intelectual acentuada, mas também com uma sensibilidade sem igual. Sabendo sempre a hora certa de chegar junto de mim e de fazer um carinho. Você encanta a todos que te conhecem com a paz, a criatividade e o bom humor de alguém grande, de alguém que coloca amizade acima de seus próprios interesses. Eu sempre aprendendo com você, antes eu te ensinava, agora é você que me ensina, você tem crescido, perdido os medos, lutado com coragem e alegria, você tem nos sustentado a todos, nossa família é alicerçada em você, que tantas vezes tenta nos poupar de preocupações, que sorri, que me ensina a ser melhor , dizem que os filhos aprendem com os pais, mas você veio para me ensinar a ser forte, a nunca desistir, a sempre procurar viver a vida com responsabilidade, mas também com leveza . Me ensinou que as coisas sérias devem ser permeadas de momentos de descontração. Vi meu menino superando medos, levando injeções, submetendo-se a cirurgia, exames dolorosos, vi meu menino, chorar pelo cantinho do olho uma lágrima e dizer que era por causa do ar condicionado ou de qualquer outra coisa, vi meu menino se tornar um grande homem e descobri que o seu futuro será brilhante, pois você não foge a luta, nem deixa de viver com alegria de quem acredita que a vida é batalha, mas também é sentimento , amizade, alegria... Vi meu menino se tornar um grande homem que sempre estará me ensinando a ser melhor... Deus está sempre contigo e eu também, te amo!

Dizendo adeus

ƸӜƷ
Difícil para mim não foram as atitudes que decedi tomar, difícil foi sempre acreditar que elas nunca precisariam ser tomadas porque sempre haveria uma maneira de tudo se ajeitar,por acreditar que a amizade, o amor e o carinho sempre colocariam tudo no lugar...não colocou!
Agora as decisões são meras respostas, de algo que não pode mais ser mudado, que foi se desgastando... de forma que não sobrou mais nada além de dizer adeus.

E isso foi acontecendo um passo de cada vez...
Ladjane Monteiro

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A amizade entre dois cegos....

Um fato interessante que minha irmã me contou e que eu nunca esqueci, ela trabalha num órgão público e como é praxe, na maioria dos órgãos publicos e até mesmo privados,  para compor o quadro de funcionários eles colocam deficientes , no caso citado tratava-se de um deficiente visual, seu Cândido... Ela sempre me falava que ele era uma pessoa alegre, cheia de vida, gostava de sair comos amigos se divertir, numa dessas saidas, Seu Cândido saiu para tomar umas e outras com um grande amigo, também deficiente visual, depois de ter ultrapassado a cota de bebidas , ambos decidiram voltar para casa, eles passavam pela Ponte da Imperatriz, quando seu Cândido ouviu o amigo gritando que tinha caido dentro do rio. Qual a reação de seu Cândido? Sem pensar duas vezes gritou para o amigo: - Calma amigo,o que dá para você dá para mim e pulou dentro do rio também. Chamaram os bombeiros e tiraram os dois amigos, sem nenhum ferimento grave, seu Cândido já partiu desse mundo, mas nos deixou esse belo exemplo de solidariedade... Chego a ouvir sua voz: - Calma amigo, o que dá para você dá para mim e tibuffff dentro dágua... Até hoje não vi exemplo mais tocante de amizade. Precisamos acreditar que é possivel encontrar um amigo... 
Um passo de cada vez...

Se você acredita, que bom para você, eu me decepcionei.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A aventura de ficar de cabeça para baixo

Não há  sentimento mais dificil a ser assimilado que o da impotência diante dos sucessivos acontecimentos da vida,principalmente quando você ja tem alguma programação ou pelo menos um sonho, uma fantasia, uma esperança...
O que fazer quando a vida vira de cabeça para baixo? Quando somos  crianças gostamos de ir em brinquedos que dão a sensação de estar com a cabeça para baixo e ver o mundo assim, é uma diversão, chega a provocar gritos de alegria... a criança, o jovem ou mesmo um adulto aventureiro desce do brinquedo com a sensação de ter vencido o próprio medo, e na maioria das vezes que ir outra vez...
Porque não conseguimos encarar quando a nossa vida está de cabeça para baixo com a mesma sensação de aventura, com a mesma vontade de superação, com alegria de ter superado os medos. Se conseguissimos agir assim certamente sairiamos ganhando... Mas para muitos o simples imaginar de ver o mundo de cabeça para baixo ja causa tonturas... É dificil mudar atitudes, quando perdemos o espírito aventureiro... Acho que precisamos tentar... Um passo de cada vez...
Ladjane Monteiro

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Porque o choro?

Chorar porque?
Porque você é gente, você não é um bloco de ferro ou algo similar, porque você tem momentos de solidão e dor e nesses momentos as lágrimas são companheiras gentis que lavam teu rosto e desafogam a tua alma.
Chore sem se preocupar com o que pensam, as lágrimas são suas e elas te ajudam a lavar o rosto e te deixar de cara limpa para enfrentar a mais cruel verdade.
Chore... chore tudo, mas se ficar ainda algum peso em teu coração, chore mais um pouquinho.... Chore!
Chore no seu cantinho, na sua intimidade, para que suas lágrimas não provoquem  a peninha de ninguém, quem precisa de pena? Você também não precisa, precisa de amor, de compreensão, de companheirismo.
Chore então, pois  cada lágrima que cai é uma despedida de coisas que não precisam mais acontecer... E depois de chorar rios, mares e até quem sabe oceanos... Se olhe no espelho, lave bem esse rosto e se ame por tudo que você tentou, pela tua sinceridade, por ter sido autêntica, por ter tido momentos de fraqueza sem perder a sua essência, só então, depois dessa etapa, dê um sorriso e seja feliz com o que você tem e você tem muito, você tem a vida...
Certamente não será fácil, mas nunca desista, pois não é impossível, então caminhe, e ... ah sim... não esqueça, as lágrimas secam,  tenha  confiança nisso, eu garanto a você que elas secam, então siga em frente lembrando que só é preciso colocar um pé à frente do outro e depois continuar a marcha sem esquecer que só é preciso  :Um Passo de Cada Vez...
Ladjane Monteiro

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Um passo de cada vez...

Não é fácil deixar para resolver depois de uma análise da situação, depois de contar até mil, depois de respirar fundo... não, não é fácil conter o impulso do vamos resolver agora quando se é do tipo pei buf! Pisou no meu calo eu grito! Quando se aprendeu a gritar.
Mas é preciso parar e refletir, pois a vida nos faz descobrir que impulso não resolve nada, ao contrário, nos fragiliza, nos deixa descobertos diante das situações. É preciso tentar com todas as forças vencer a impulsividade... É preciso colocar a pedra do silêncio, quando o barulho e o redemoinho interior parecem não ter fim. É preciso conter , nem que seja apenas a aparência externa, porque precisamos ser  um mar sereno, mesmo que no interior esteja sendo formada uma potente Tsuname... Ninguém precisa saber... acredite, ninguém!É extremamente necessário manter a classe, o sorriso... assusta menos!

Quando nos sentirmos assim, como um mar revolto, precisamos aprender a por outras prioridades no lugar de algo que está provocando o silencioso e devastador maremoto dentro do coração... Precisamos por água na fervura... é precisamos deixar o coração respirar... também precisamos praticar o desapego do que nos faz sofrer... Tem sofrimentos que por si só não acrescentam nada, só nos empobrece como pessoas, esses sofrimentos devem ser deixados de lado... Já ouvimos muito a prática fórmula de que tudo na vida é questão de prioridade, então vamos priorizar o que é bom... Vamos?
Chorar... brigar... gritar... nada disso faz  sentido, ao contrário, provoca mais mal estar... Não sejamos reticentes nas palavras, nelas devemos usar de sinceridade e objetividade, mas quando elas se tornarem um fardo devemos trocá-las por silêncio e não apenas o silêncio pelo silêncio devemos ainda colocar docilidade e prudência  nas atitudes e se for pouco, colocamos um ingrediente forte:a indiferença...precisamos colocar a situação dolorosa em fogo brando, ir pelas bordas, tentar fazer o que é necessário, então descobriremos  que não há sentido em lutar por causas perdidas. Tem situações que são bem difíceis de dar um basta... mas é preciso, é vital, mesmo que seja um passo de cada vez...
Ladjane Monteiro


Cansaço- Fernando Pessoa

CansaçoO que há em mim é sobretudo cansaço — 
Não disto nem daquilo, 
Nem sequer de tudo ou de nada: 
Cansaço assim mesmo, ele mesmo, 
Cansaço. 

A subtileza das sensações inúteis, 
As paixões violentas por coisa nenhuma, 
Os amores intensos por o suposto em alguém, 
Essas coisas todas — 
Essas e o que falta nelas eternamente —; 
Tudo isso faz um cansaço, 
Este cansaço, 
Cansaço. 

Há sem dúvida quem ame o infinito, 
Há sem dúvida quem deseje o impossível, 
Há sem dúvida quem não queira nada — 
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles: 
Porque eu amo infinitamente o finito, 
Porque eu desejo impossivelmente o possível, 
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, 
Ou até se não puder ser... 

E o resultado? 
Para eles a vida vivida ou sonhada, 
Para eles o sonho sonhado ou vivido, 
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto... 
Para mim só um grande, um profundo, 
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço, 
Um supremíssimo cansaço, 
Íssimno, íssimo, íssimo, 


Cansaço... 

Álvaro de Campos, in "Poemas" 
Heterónimo de Fernando Pessoa

Preciso de um remédio para dormir